Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 de agosto, 43 anos sem Jacob do Bandolim...

 Jacob do Bandolim (1918 - 1969)
Caros amigos,

Saudações musicais!

Hoje é aniversário da partida do grande mestre do bandolim brasileiro: Jacob do Bandolim.
Segue uma super programação de rádio do clube do Choro de São Paulo em homenagem ao nosso caro mestre do bandolim, que nos deixou a extamente 43 anos...

Segue o texto publicado no site (clique para ouvir):


"Nesta edição, o Clube do Choro de SP destaca diversas gravações do mestre do choro, Jacob do Bandolim. O músico, compositor e bandolinista carioca, é autor de clássicos do choro, entre eles, "Vibrações", "Doce de Coco", "Noites Cariocas", "Assanhado e Receita de Samba". Jacob nasceu em 14 de fevereiro de 1918 e morreu em 13 de agosto de 1969. Você vai ouvir Jacob do Bandolim, no programa "Pessoal da Velha Guarda", da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, ao lado de Pixinguinha, Benedito Lacerda e Reginal, tocando composição de Almirante, em registro de 1946. E ainda a participação do músico em programa da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1950. O programa também resgata a participação de Jacob no programa "Moraes Sarmento" da Rádio bandeirantes de São Paulo, em 1962. E para finalizar uma entrevista do bandolinista no programa " Show da Noite", da TV Globo." 


Volumes do "Caderno de Composições" trazem 127 partituras do mestre do choro 

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/noticias/a_gazeta/caderno_2_ag/1201526-livros-revelam-cancoes-ineditas-de-jacob-do-bandolim.html 

 

 
 Jacob do Bandolim interpretando a Suíte Retratos sob a regência do autor Radamés Gnattali com orquestra e Conjunto Regional. Ao fundo, ao cavaquinho, o cearense Zé Menezes.

Radamés Gnattali (1906-1988) é personagem central na história da música brasileira do Século 20, especialmente pela naturalidade com que circulou entre os universos popular e erudito na música. A obra do músico gaúcho, como compositor, arranjador e pianista, é fundamental para quem quer entender as tênues fronteiras que envolvem a música brasileira.
       
Jacob Pick Bittencourt (1918-1969) é no Brasil a principal referência no instrumento que virou parte de seu nome. O músico carioca elevou o bandolim a um lugar de honra na música brasileira, e o colocou em definitivo como instrumento solista. 
      
A "Suíte Retratos" foi escrita para "bandolim solista, orquestra e conjunto regional". Composta entre 1956 e 1958 por Radamés Gnattali  e dedicada a Jacob do Bandolim, a obra traz 'retratos musicais' de quatro das maiores figuras da história do choro: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. A peça é de altíssima exigência técnica para o bandolim. Tanto que, a princípio, Jacob ficou muito assustado! Só veio a gravá-la em Fevereiro de 1964, mais de cinco anos depois de receber a partitura. Nesse intervalo, para poder enfrentar o desafio, Jacob se aplicou em aprofundar seus estudos de teoria musical, com a ajuda de Chiquinho do Acordeon e com a sua própria obstinação. Registrou em seu gravador a estreia radiofônica da Suíte − na Rádio Nacional, com Chiquinho tocando a parte de bandolim... − e estudou continuadamente a obra até se sentir pronto. 
Sua gravação, o bandolim solo acompanhado por orquestra de cordas regida por Radamés, é nada menos que maravilhosa, e Jacob se sentiu recompensado.

 




Caricaturas de Jacob por diversos artistas 



Abração,
Jorge Cardoso
Facebook Twitter Blogger MySpace YouTube